Fale com o COETUS
contato@coetus.com.br

Como escolher um sócio.

Primeiro um passo para trás: você precisa mesmo de um sócio?

Muitas pessoas escolhem ter um sócio pelo motivo errado: “Porque ele é meu tio/primo/amigo/sobrinho/namorado/marido…”. Desculpa estragar a festa, e não me entenda mal, mas esse não é um bom motivo para começar uma sociedade. Aliás, esses pontos de proximidade devem servir para você conhecer melhor ainda seu pretendente e ter mais certeza de que irão prosperar juntos, mas, antes disso, outros pontos são mais importantes.

Escolher um sócio é como escolher alguém para se casar. Mas, a menos que ele seja seu marido/esposa/amante, vai ser sem o sexo para ajudar a manter a relação –  Sabe aquela conversa dura? Então, vai ter que ser resolvida com conversa mesmo.

Seu sócio deve te completar.

Ele deve ter habilidades complementares as suas. Ele deve pensar diferente de você. A dialética, conflito entre ideias, costuma funcionar melhor do que argumentos circulares, quando dois emissores com a mesma ideia ficam bajulando um a ideia do outro. As hipóteses devem se confrontar fortemente. Essas pancadas servem como musculação: você tem que lesionar o músculo, colocá-lo sob a influência de agentes estressores externos, para ele aguentar carregar mais carga da próxima vez.

Vocês tem que ter os mesmo princípios.

Ética de trabalho, ética familiar, disciplina, aonde quer chegar devem ser pontos muito claros e muito bem estabelecidos entre as partes. O que é “só um jeitinho” para alguns é o suficiente para abandonar o negócio, para outros. O fato de ficar preso em um lugar um ponto geográfico específico pode ser um problema para algum dos envolvidos. Pode ser que um deles sonhe em ser pai e queira dedicar todo o tempo que tiver única e exclusivamente para a criação do seu filho, enquanto o outro pouco se importa em trabalhar aos finais de semana. Saber se para alguma das partes os fins justificam os meios, ou não. Saber o destino e qual a rota vai ser seguida deve estar muito nítido na cabeça dos envolvidos.

Não tenha um sócio apenas por precisar de dinheiro!

Esse também não é um bom motivo. Como já exposto neste folhetim, existem muitos modos de se conseguir financiamentos e empréstimos. Não tenha um sócio se você não achar a opinião dele relevante para a empreitada. Não entenda errado, ele não tem que concordar com você ou dizer o que você quer ouvir. Ele tem que ter tanto valor para você que, mesmo que você discorde categoricamente dele, você tem que só pesar a opinião que ele expõe.

Você pode achar que eu vou me contradizer agora…, mas as vezes os sócios aparecem quando você nem esperava – e nem ao menos sabia que precisava de um. Mais importante do que “o que esta pessoa vai fazer por este navio” é “eu quero esta pessoa no meu navio!”.  Tem pessoas que cruzam o nosso caminho e temos a nítida clareza de que elas, por dividirem o mesmo propósito que nós, devem estar no mesmo foguete que a gente. Aquele tipo de pessoa que você queria que estivesse junto com você se você tivesse que atravessar o atlântico em uma caravela. 

Quando encontrar alguém assim dê um jeito de torná-lo membro da sua tripulação, ou proponha casamento logo. Somos a média das pessoas que mais convivemos, por isso, mantenha as pessoas foguete o mais perto possível.

Essa moeda tem um outro lado que muitos tem dificuldade. Também temos que afastar aquelas pessoas que vão afundar nossa caravela. Seja ela amigo, parente ou cônjuge, não rola ter uma âncora fincada no chão quando se tem como meta chegar à lua. Freios e contrapesos são importantes para você não se esborrachar, mas não sair do lugar continua sendo o maior risco de todos. Foco é sobre dizer não para tudo aquilo que não contribui para sua meta – mais ainda para aquilo que te arrasta pro lado contrário. 

Acredite! Existem bons sócios vagando por ai – bem debaixo do seu nariz. Não se agarre ao primeiro “salvador da pátria” que aparecer, seja justo e cauteloso que sua colheita será incrível!

Até a próxima S2. 

Bruno Henrique Santiago | CEO COETUS

Author avatar
Coworking COETUS
https://coetus.com.br/
Nós utilizamos Cookies para melhorar sua experiência.