https://coetus.com.br/

Eu preciso de um plano de negócios para minha advocacia?

SIM, você precisa.

Por quê?

Não é sobre ser idealista, mas sim sobre ser racional e objetivo com sua advocacia. A história mostra que advogados e advogadas bem-sucedidos/as encaram sua advocacia como um negócio. Como uma empresa. Não como um romance mal-acabado em que o/a protagonista sofre por toda jornada para no final acabar morrendo sozinho/a e envenenado/a.

Saber o que motiva, no que você é bom/a na advocacia, também é algo comum a estes advogados –  você pode pensar que o que te motiva é o dinheiro, sua família, salvar a vida de pacientes com câncer, conquistar a liberdade das pessoas, servir as pessoas, …, seja qual for, sem isso será muito mais difícil passar pelo filtro do tempo, o tal do “skin in the game”.

Boas perguntas para se fazer:

•      Por que eu fiz direito?

•      Qual é o tipo de problema que eu resolvo e que meus clientes elogiam muito?

•      Qual é o tipo de trabalho que eu faço que me enche de brio?

•      Qual é o tipo de cliente que eu gosto de lidar?

•      O que enche meus bolsos com bons honorários?

•      Qual o tipo de problema que eu resolvo que meus clientes me indicam para outros?

•      Qual é o tipo de trabalho que eu executo que não sobrecarrega a operação?

•      O mercado paga quanto pelo problema que eu resolvo? Quem são outros advogados/as e escritórios que prestam este serviço?

•      Quem são os clientes que pagariam bem por esse serviço?

•      Quais são outros serviços que esse tipo de cliente precisa?

•      Quem pode prestar esses serviços? Eu mesmo? Um parceiro?

De posse dessas 13 respostas, é hora de traçar sua primeira meta!  Ela tem que que ser muito clara – exs: ter X de faturamento, em 6 meses; ter um escritório com Z clientes em 1 ano; viver exclusivamente da minha advocacia em W meses; triplicar meu faturamento em 1 ano – se não ela será meramente um desejo.

Para ir para o céu, você TEM que morrer: você precisa pagar o preço se quer triplicar o faturamento. Se quer realizar um sonho. Se quer construir um legado. Se quer viver da sua advocacia. Se quer fechar contratos todos os dias. Se quer reformar a casa dos seus pais. Se quer dar o melhor para sua família.

Você prefere atravessar o deserto com um mapa, bússola, água, dentro de um carro no ar-condicionado, ou a pé, sem mapa, sem bússola e sem água? A resposta é o porquê você precisa de um plano de negócios.

O próximo passo, é o como fazer.

Não se esqueça que toda segunda, às 7H30 da manhã, no instagram do Coetus, temos nossa weekly, nossa reunião semanal: Papo de Sócio. Live de até 30 minutinhos pra começar a semana com tudo planejado.

Nos vemos no dia 11/3/2024 às 7H30 no instagram do @coetus.co, ou no próximo texto 😉

Bruno Santiago

CEO – COETUS.

Compartilhe este artigo

Veja também...

A advocacia é um bom negócio!

Segundo o CONJUR: o mercado jurídico movimenta R$50 bilhões por ano no Brasil. Segundo dados do IBPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – existem

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, somos o Coetus e estamos aqui para lhe atender.