fbpx

Fale com o COETUS
contato@coetus.com.br

Como criar meu avatar?

Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa “descida”, normalmente denotando uma das encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.

Em informática, avatar é um cibercorpo inteiramente digital, uma figura gráfica de complexidade variada que empresta sua vida simulada para o transporte identificatório de cibernautas para dentro dos mundos paralelos do ciberespaço.

Para o marketing, avatar é a definição do seu cliente perfeito: aquele que melhor se enquadra no produto, ou serviço, que você presta – um mesmo produto/serviço pode atingir mais de um avatar, mas, assim como você não consegue falar com mais de uma voz ao mesmo tempo, terá de direcionar sua peça de marketing para um específico. Quanto mais específico maior a quantidade de valor que você consegue entregar.

Avatares não são imagens estáticas, você tem que alterá-los. Imagine que, como uma cebola, possuem camadas. Comece da mais superficial: gênero, idade, profissão, classe social, localização geográfica, ideologia, time do coração, esportes que pratica e todas as demais características que te ajudem a se comunicar com ele. Deixe-me ser mais claro, TUDO que te ajude a definir o tom de voz do texto, quais as palavras do copyright e qual história da sua vida, ou alguma que você goste, você vai contar para ele.

Parta para a próxima camada – quais são as dores dele? O que o apavora tanto que o faz atravessar noites em claro? -, mais uma – aonde ele quer chegar? O que é ser bem-sucedido para ele? Quais são os seus heróis? Faça uma lista, reflita incansavelmente sobre esse ponto.

Segundo Nassim Taleb – Antifrágil e Robert Cialdini – As Armas da Persuasão, nós, seres humanos, somos péssimos em predições. Assim, essa primeira imagem do seu avatar, muito provavelmente, vai estar toda errada. É como o homem, ou mulher, dos seus sonhos… o único problema dela(e) é que ela(e) está apenas nos seus sonhos. O que você tem que fazer? Levar ele para as reuniões com você.

Todas as vezes em que estiver junto com os seus clientes qualifique o seu avatar. Descasque mais uma camada da cebola. Refaça a lista das dores e das ambições que ele tem.

Mas o melhor lugar para você testar o seu avatar é nas redes sociais. Vai acelerar o processo em umas 5 vidas – ou você acha que no mundo material você vai conseguir encontrar com 10 mil clientes e fazer umas 20 perguntas para eles? São 200.000 perguntas, e uma vida só para fazer todas elas. Nas redes sociais essa pergunta será disparada uma única vez, talvez duas – se você não tem perfis nas redes sociais, ou não tem plateia, fique tranquilo. Irei ensinar como criá-la, obedecendo a L. 8906/94 e o Código de Ética e Disciplina da OAB.

A grande verdade é que combinar ambas as frentes parece o mais promissor. A lide diária com os as pessoas vai acabar te dando insights que você não vai conseguir pela internet, afinal de contas, o corpo não apenas fala como interpreta sinais muito bem. Tente deixar o seu avatar o mais cheio de camadas possível, conheça cada uma delas, sempre guiado pelo fenótipo, pelas dores e pelas ambições.

Trate seus clientes com atenção, clareza e afeição por suas dores e seu avatar irá saltar na sua frente sem grande esforço; ou, medite sobre as suas dores e ambições. Elas podem ser atendidas por um advogado? Elas podem ser aplicadas a um número considerável de pessoas? Se as duas respostas anteriores foram sim, então você está diante de um produto/serviço para o seu portfólio. Como desenvolver a prestação? Ah, isso vai ser um papo beeeeem longo para um outro dia.

Bruno Henrique Santiago | CEO COETUS

Author avatar
Coworking COETUS
https://coetus.com.br/
× Como podemos te ajudar?