Reduzir custos da sua empresa é uma ação contínua, como cortar as unhas, planejar e organizar finanças requer um bom tempo do advogado, mas em tempos de crise econômica essa ação se faz ainda mais necessária. Nesse texto vamos dar cinco dicas para você reduzir o custo operacional do seu escritório, claro, sem perder a qualidade do seu serviço.

1. Negocie seus custos fixos

Em tempos de quarentena a maior parte das empresas estão trabalhando de home office, mantendo seus escritórios fechados, mas continuam com as despesas fixas deste espaço.

Custos fixos como aluguel, luz, internet, telefone e até mesmo empréstimos e financiamentos podem e devem ser negociados, seja pedindo um prazo maior para o pagamento, um desconto ou até mesmo a suspensão temporária da cobrança.

2. Trabalho remoto

Pois é, durante esse isolamento social você já deve ter ouvido falar dessa modalidade de trabalho, né?! Trabalho remoto significa trabalhar de qualquer lugar com acesso a tecnologia. Muitas empresas já trabalham de forma remota, distribuindo sua equipe entre o escritório, home office e coworkings. Não é necessário ter todos os membros da sua equipe, juntos no mesmo ambiente, para executar uma tarefa ou ter resultados, mas é importante que todos tenham uma boa comunicação, confiança e disciplina. Com isso os escritórios reduzem de tamanho, otimizam seus espaços de forma mais inteligente e como consequência reduzem custos.

3. Ferramentas digitais gratuitas

No trabalho remoto essas ferramentas são imprescindíveis para você manter a comunicação com sua equipe e clientes. O melhor é que você não precisa investir uma grana para desenvolver aplicativos e softwares para poder trabalhar de forma remota, muitas dessas ferramentas oferecem uma versão gratuita. Basta ter uma boa internet e escolher as ferramentas necessárias.

Ferramentas para videoconferências, chats, gerenciar projetos, compartilhar arquivos são algumas que consideramos essenciais. Algumas delas são:


  • Google Meet (para fazer videoconferências);
  • Slack (chat para equipes);
  • Trello (para gerenciar projetos);
  • Google Docs (para compartilhar arquivos).

4. Crie áreas de atuação e realoque seus funcionários 

É possível reduzir custos sem recorrer a demissões, especialmente neste momento de crise ocasionada pelo coronavírus, dependendo da sua área de atuação, pode ser que a demanda pelo seu trabalho tenha diminuído enquanto para outras áreas tenha aumentado. Se esse for o seu caso, pense como você pode formar novas áreas de atuação no seu escritório e com isso realocar seus funcionários para os casos de maior demanda. Áreas do direito à saúde, direito trabalhista e direito do consumidor estão sendo mais solicitadas que outras. Se você for um especialista em direito civil e ainda não atuava com direito do consumidor que tal pensar nessa possibilidade?

5.  Repense no modelo de negócio do seu escritório

Sabemos que toda crise gera uma oportunidade e porque não aproveitar esse momento para pensar nas novas possibilidades na forma de trabalho. O trabalho remoto está ganhando cada vez mais espaço, muitas empresas já são adeptas a essa forma de trabalho e muitas outras, neste período de quarentena, perceberam não só que é possível trabalhar dessa maneira, como também é muito produtivo e econômico. 

Diante desse cenário, e tendo em vista que o home office não se sustenta por um longo tempo, pois as pessoas precisam trocar de ambiente e por muitas vezes se sentem solitárias, migrar sua empresa para um escritório flexível é uma ótima opção para reduzir os custos fixos de infraestrutura da sua empresa, basta ver que o escritório (aluguel, IPTU, condomínio, luz, internet e outros) representa o segundo maior custo de uma empresa. 

Os espaços compartilhados – coworkings – é uma eficiente estratégia para instalar seu escritório. Nesse modelo de negócios é possível reduzir seus custos consideravelmente mantendo a produtividade, eficiência e qualidade do seu serviço. 

Como vimos, a pandemia que estamos vivendo acelerou as novas relações de trabalho, o que chamávamos de trabalho do futuro já é o presente. Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre como reduzir os custos através de um novo modelo de negócio do seu escritório, acesse nossa página e conheça nossos serviços. 

COETUS Coworking – Um coworking com tudo que tem direito.